KPI's mais utilizados pelas startups de sucesso.

Como startups de sucesso utilizam KPIs

Para usar os KPIs de forma bem-sucedida, é preciso seguir um processo bem simples, que vai garantir que esses dados se transformem em ações que beneficiarão o negócio. Veja como fazer isso:

Definir

Primeiro, defina quais são os KPIs mais importantes para a sua startup. Isso pode ser feito considerando fatores como: qual o momento do negócio? Qual o ramo de atuação? Qual o foco principal no momento? A partir daí, você encontrará os melhores indicadores para analisar e iniciar o processo.

Medir

O próximo passo é medir os indicadores escolhidos para entender como você e sua equipe estão se saindo. Apesar de não ser uma tarefa difícil, cada indicador deve ser acompanhado de uma forma, por isso é importante saber como fazer esse acompanhamento de maneira apropriada. Caso contrário, você corre o risco de receber informações erradas e criar soluções que pouco acrescentam ao negócio.

Agir

Depois de esperar um tempo razoável, se certificando de que cada indicador foi analisado corretamente e que os dados refletem o que realmente está acontecendo no dia a dia, é hora de juntar a equipe e pensar em soluções práticas para os problemas encontrados. Dessa forma, todos estarão alinhados quanto ao que é prioridade e saberão como as operações estão de modo geral.

KPIs importantes para a sua empresa

É verdade que cada startup deve escolher os KPIs mais apropriados para o seu caso, com base em uma série de fatores, mas listamos aqui alguns dos mais comuns, que podem ser importantes independente do tamanho da sua empresa ou da área em que atua. Confira:

CAC (Customer Acquisition Cost - Custo de Aquisição por Cliente)

Mede quanto está sendo gasto para conquistar cada novo consumidor.Assim, é possível descobrir se a empresa está gastando mais do que deveria e fazer ajustes na estratégia de marketing e vendas.

LTV (Lifetime Value)

O valor vitalício do cliente analisa quanto cada novo consumidor vai lhe render durante o tempo em que usar seus produtos ou serviços. Juntando o LTV e o CAC, você saberá se o valor investido com atração é compensado pelo retorno ao longo do tempo ou se precisa fazer ajustes nesse sentido.

Taxa de conversão

Quantos visitantes do seu site se cadastraram na newsletter ou baixaram o novo e-book? Qual a porcentagem de leads qualificados que estão se tornando clientes? A taxa de conversão ajuda a responder a essas perguntas, pois serve para medir qualquer meta, grande ou pequena, e agir de acordo para melhorar os resultados.

Taxa de Churn

Churn é a taxa de abandono do seu produto ou serviço, ou seja, quantas pessoas ficaram de alguma forma insatisfeitas e desistiram de continuar com você. Quanto mais pessoas saem, menores as chances de o empreendimento crescer, já que os novos só estarão “cobrindo um buraco” deixado.

Com esses pontos em mente, usar KPIs tem um papel crucial no sucesso de qualquer startup e é um trabalho que deve ser feito coletivamente. Com a colaboração de todos, esses indicadores podem elevar muito o nível de qualidade de toda organização, o que vai ser refletido nos tratos com o consumidor e, obviamente, nos lucros.

Já usou algum desses KPIs na sua startup? Qual deles você considera mais importante? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco!